Você tem lucro ou apena pagas as contas da empresa?

Você tem lucro ou apenas pagas as contas da empresa – Alessandra Camilo

Parece uma pergunta tola não é verdade? Eu sei, mas não a ignore.

 

Quando uma pessoa resolve sair de um emprego convencional, com carteira assinada, para montar seu próprio negócio geralmente está em busca de duas coisas em comum:

 

1- Liberdade

2- Mais dinheiro (lucros)

 

Porém, em muitos casos não acontece como esperado. Cerca de 90% das empresas nascentes quebram no primeiro ano de vida e boa parte das que sobram quebram nos próximos 5 anos.

 

(Veja mais sobre essa história de “empresas que quebram” nesse conteúdo aqui: Por que algumas empresas ganham muito dinheiro na crise e outras fecham as portas?)

 

Viu como perguntar se sua empresa dá lucro ou você apenas paga as contas já não é mais uma pergunta banal?

 

Preste atenção, pois vou mostrar 3 características de empresas que estão em perigo. Ao ler até o final você poderá identificar como está a sua.

 

Você tem lucro ou apenas pagas as contas da empresa - Alessandra Camilo
Você tem lucro ou apenas pagas as contas da empresa – Alessandra Camilo

01) Vendas inconstantes

 

As vezes, passeando pelo shopping e observando as lojas, vejo algumas lotadas de clientes e outras somente com os vendedores de caras tristes e as moscas. Nessas com os vendedores tristes obviamente há vendas, do contrário não teriam como pagar o aluguel da loja, mas claro que a receita dessas empresas são bem menores do que podiam ser.

 

Vender diariamente é um ponto muito importante. Se sua empresa vende bem todos os dias é sinal que todos os dias há dinheiro entrando no caixa e essa movimentação pode representar a saúde do seu negócio.

 

Digo “pode” porque há outros fatores envolvidos.

 

A verdade é que é necessário VENDER TODOS OS DIAS. Durante minhas consultorias tenho percebido varias deficiências nos times de vendas. Esse é o primeiro ponto a ser corrigido em uma empresa.

 

Quanto mais vendas, mais chance de que seu negócio seja lucrativo. Se não houver constância nas vendas… Cuidado!

 

Você tem lucro ou apenas pagas as contas da empresa - Alessandra Camilo
Você tem lucro ou apenas pagas as contas da empresa – Alessandra Camilo

02) Ausência de clientes recorrentes

 

Há uma enorme diferença entre um cliente que compra uma vez e clientes que compram sempre.

 

Quando um cliente compra apenas uma vez pode significar duas coisas:

 

1- Não gostou do que comprou;

2- Não gostou do atendimento.

 

E quando isso acontece esse cliente também não indica novos clientes. É comum, por exemplo, quando um cliente necessita de um pós venda ou mesmo corrigir uma forma de pagamento, o vendedor não gostar de atender.

 

Percebe a oportunidade que está sendo jogada fora?

 

Se esse cliente for bem atendido voltará outras vezes e também indicará amigos e familiares. Podendo ainda fazer uma nova compra na mesma hora.

 

Você consegue acompanhar se seus clientes voltam e trazem novos clientes?

 

Você tem lucro ou apenas pagas as contas da empresa - Alessandra Camilo
Você tem lucro ou apenas pagas as contas da empresa – Alessandra Camilo

3) Falta de controle dos custos

 

Jorge Paulo Lemann um dos ou talvez o empresario mais bem sucedido do Brasil, é CEO da InBev maior cervejaria do mundo e diz que em todos os seus negócios leva muito a sério a redução de custos.

 

Reduzir é simplesmente crucial para aumentar os ganhos de qualquer empresa. Eu não falo de cortar coisas necessárias, muito pelo contrário… Falo de custos ou despesas que podem e devem ser cortadas sem causar impactos negativos.

Você pode não perceber, mas tem muito mais controle sobre os seus custos do que as suas vendas. Mude o foco e tenho certeza que essa minuciosa analise e gestão efetiva sobre seus custos e despesas fará com que você consiga bons resultados.

 

Talvez o número de funcionários possa ser ajustado sem causar impacto no atendimento ou na produção. Talvez esteja passando da hora de fazer um controle de energia, verificando luzes e aparelhos que podem ser desligados quando não estão sendo usados. Repare se há alguns “luxos ” desnecessários.

 

Reduzir custos significa menos deduções na hora da prestação de contas.

 

Resumindo…

 

Se há vendas diárias, se esses mesmos clientes voltam para comprar e indicam mais compradores e você consegue realizar uma excelente gestão de custos sua empresa está cada vez mais próxima de melhores lucros.

Mas, se isso não acontece você apenas conseguirá pagar as contas, pois o lucro será bem pequeno ou simplesmente não existirá.

 

Espero que esse conteúdo tenha sido um bom alerta pra você. Trabalho ajudando empresários e tive excelentes experiencias em minha carreira como gestora e executiva, a mais de 18 anos e sou apaixonada por isso, portanto se você quiser ampliar SIGNIFICATIVAMENTE  os lucros do seu negócio eu indico o Programa de Coaching para Empresários.

 

Até mais,

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