3 Passos para ter a Equipe de Vendas dos seus sonhos

Depois de 18 anos atuando nas áreas Comercial, Planejamento e Gestão de Negócios posso afirmar com total convicção: Ter  uma excelente equipe de vendas fará a diferença entre empresas que passam anos e anos “na luta” e empresas vencedoras.

 

Basta notar que os grandes empreendedores como Steve Jobs, Flávio Augusto e outros são apaixonados por vendas. Eles sabem e acreditam fielmente que as vendas são o combustível do negócio!

 

Aí entra o grande desafio: Ter a equipe de vendas do seus sonhos.

 

Não é nada fácil ter pessoas que, trabalhando juntas, tenham boa convivência e habilidade para encantar seus clientes.

 

passos

Nesse artigo eu vou apresentar os 3 passos para  ter a equipe de vendas dos seus sonhos. Preste bastante atenção, pois esses três ingredientes não podem faltar na construção de uma excelente equipe de vendas.

 

1-Seja um líder de verdade (não só na denominação)

 

Esse negócio de ser líder está na moda. Todo mundo quer ser líder de alguma coisa, mas poucos são bem sucedidos nessa empreitada.

 

O motivo?

 

Simples. Liderança é algo prático e não teórico.

 

Muitos empreendedores têm pecado aqui, pois contratam pessoas e ficam só dando ordens, mas isso não é liderança. Qualquer um é capaz de ficar dando ordens!

 

Uma das habilidades fundamentais de um grande líder (que gera resultados) é saber tirar o melhor de cada liderado. As pessoas são diferentes e tem diferentes habilidades e competências. Alguns são mais comunicativos e outros nem tanto, e por aí vai.

 

Talvez isso pareça bobagem para você, porém o que mais tenho visto são “líderes” colocando pessoas no lugar errado e pagando caro por isso… Os resultados provam isso. E as consequências são as piores, você tinha um excelente vendedor e agora tem um péssimo gerente.

 

Portanto, o primeiro passo é: Acompanhe de perto sua equipe e aprenda a tirar o melhor de cada um. Converse, observe e ajude. Trate as pessoas dentro de sua singularidade, use argumentos diferentes para pessoas diferentes. Pratique a liderança sem medo!

 

2-Seja Transparente

 

Atenção. Ser transparente é a melhor postura que você pode adotar diante de sua equipe.

 

O que quero dizer com ser transparente, são em  situações cotidianas como, compartilhar resultados, metas e informações, sejam elas boas ou ruins. Talvez você ainda não tenha noção do quão PODEROSO isso é.

 

Quando a liderança é transparente confiança na relação é liquida e certa, isto vale para sua  equipe de vendas (e com todos na empresa) … A confiança é algo mágico!

 

Exemplo:

Imagine que sua empresa está passando por um momento difícil e necessita aumentar as vendas em 15%, do contrário terá dificuldade arcar com alguns compromissos.

 

Se você chegar para a equipe e explicar isso, as chances de que cada um da equipe dê o melhor de si aumentará e muito, pois há um gatilho mental que comprova isso e pode ser facilmente visto no livro “As armas da persuasão”, Robert Cialdini.

 

*Obviamente que nesse caso é necessário também que você auxilie sua equipe com estratégias e acompanhamento diário.

 

O passo 02 portanto é: Seja transparente com sua equipe.

 

3-Gestão de Pessoas

 

Como falei no passo 01, as pessoas são diferentes umas das outras e isso na verdade é algo bom. Pessoas diferentes tem habilidades diferentes e portanto se complementam, porém é importante observar não só a parte técnica, mas também (e principalmente) a parte comportamental.

 

John Maxwell, um dos maiores autores de liderança, fala em um de seus livros que pessoas não abandonam empresas, mas sim pessoas. Ou seja, o fator comportamental tem absurda importância na sua equipe de vendas.

 

As diferenças não podem ir de encontro as valores e princípios da empresa. Além disso, essas diferenças não podem ferir o bem estar da convivência.

 

Ignore isso e tudo mais dará errado!

 

help

Conclusão

 

A minha experiência prática e com resultados comprovados na área de Coaching para Empresários me permite dizer, siga os três passos e colha os resultados.

Porém algo que gosto sempre de alertar as pessoas que me procuram, seja aqui no blog ou por qualquer outro meio, é que dificilmente você conseguirá isso sozinho em um curto espaço de tempo. O mercado está cheio de empreendedores “patinando” todos os dias por agir assim. Busque apoio, converse com outros empresários, leia, enfim estude ou aprenda com quem tem resultados.

 

Concorda que se soubesse fazer isso sozinho já o teria feito?

 

Não se sinta mal por isso. Muitos de meus clientes pensavam assim até entender que pedir ajuda é um motivo de orgulho, pois prova que você tem paixão e acredita no crescimento da sua empresa.

 

Nesse caso se você também entende isso e quer que pessoalmente eu te ajude conquistar resultados que até então parecem impossíveis, conheça a minha consultoria que chamo de Coaching para Empresários ou “Business Coaching”.

 

Observação: No momento você poderá ter uma sessão inteiramente gratuita, mas realmente não posso garantir o tempo que manterei isso… Concorda que ao fazer isso estou colocando em jogo o meu tempo?

 

Pois é…

 

Se você quer aproveitar essa oportunidade, clique aqui e conheça o Coaching para Empresários.

 

Até mais,

Alessandra Camilo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *